top of page

a terserTão

A TerSerTão é espaço-mulheres. É meu jeito de continuar a inscrever minhas raízes na memória do mundo.

 

Eu sou mulher, cis, branca… Me descubro, me assusto, me reinvento, me torno. A cada dia, a cada passo, numa dança de muitos ritmos.

 

Venho de uma geração de mulheres quietas. Mulheres fortes, artistas, amorosas, guerreiras, sensíveis, amigas… Cozinheiras, donas de casa, bordadeiras, jardineiras, agricultoras, crocheteiras. Mulheres fortes, mas também quietas. Porque os contextos não eram de aberturas. Mulheres fortes que foram construindo caminhos entre gerações.

 

Minhas ancestrais me possibilitaram estar aqui. Estou aqui me permitindo romper a quietude através da arte e do artesanato. Essas são as minhas linguagens... Expressões, vivências, vozes. Minha existência!

 

Eu sou mulher e nordestina, cearense! Em algum lugar dizem que nosso sotaque é de quem fala cantando. Pois eu canto mesmo! E se precisar eu até grito pra afirmar a minha voz. Porque eu já experimentei o silêncio por tempo demais. E não digo daqueles silêncios que descansam, mas daquele silêncio cansativo que aperta a garganta fazendo escorrer as palavras com gosto de fel pro centro do peito esquerdo. Por isso eu não vou renunciar à minha marca e ao meu nome.

 

Eu sou mulher, nordestina, cearense, de sangue verde, floral e lunar… pois acredito que a Natureza é sagrada.  Os mistérios da vida estão escritos entre as sementes, as asas, o vento, as águas… Em tudo possibilitado pela Mãe-Terra. A vida acontece no “entre” e estou aprendendo a abraçar isso em cores e traços.

Ter é verbo de alcance, é ato de territorializar, de um saber tocar. Ser é verbo central, um mistério feminino de origem das coisas, um movimento de encontro. Tão é advérbio de intensidade, um abrir-se constante ao universo das sensações, é também território de invenção e reinvenção. TerSerTão por Daiana Maciel.

xicara.png
IMG_20220724_104323_750.webp

a DaianA Maciel

Multiartista, criando mais no campo da ilustração. É graduada em Psicologia e estuda em cursos diversos, também em pesquisas próprias, modos de artistar. Trabalha profissionalmente como artista desde 2017... e em 2020 criou a TerSerTão para ampliar o alcance e os encontros sensíveis-poéticos.

Por agora quero que saiba que a TerSerTão é espaço sagrado de aberturas pra eu-mulher pra muitas mulheres. Entre se tiver disponibilidade de escutar... Escutar um grito criativo de existência's.

1 das artes-post-fev24_Prancheta 1.png
terserTão -  2024. Made in Ceará. Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado no computador.
Site desenvolvido por DaianA Maciel.
bottom of page